Exemplo de cardápio de Dieta Low Carb


Uma dieta baixa em carboidratos é uma dieta que restringe alguns tipo de carboidratos, como os encontrados em alimentos açucarados (bolachas, biscoitos, bolos, doces em geral…), massas, torradas e pães, e alimentos processados e industrializados.

O foco da Dieta Low Carb são vegetais saudáveis e variados, alimentos ricos em proteínas e gorduras naturais.

Estudos mostram que essa dieta proporciona perda de peso e melhorar a saúde.

O plano de refeições abaixo oferece noções básicas de uma alimentação saudável e com poucos carboidratos. Ele explica o que comer, o que evitar e inclui um cardápio de Dieta Low Carb de uma semana.

Comer Low Carb – O Básico
Suas escolhas alimentares dependem de algumas coisas, incluindo quão saudável você é, quanto exercício você pratica, quanto peso você tem perder ou ganhar, entre outros fatores. O ideal é sempre procurar um nutricionista ou médico para adequações individuais.

Portanto, de modo geral:

Coma: carne, peixe, ovos, legumes, frutas, nozes, sementes, laticínios ricos em gordura, gorduras, óleos saudáveis ​​e talvez até mesmo alguns tubérculos e grãos sem glúten.
Não coma: açúcar, trigo, óleos de sementes, gorduras trans, “diet” e produtos com baixo teor de gordura e alimentos altamente processados e industrializados.
Alimentos para evitar
Deve-se evitar seis grupos de alimentos, nesta ordem de importância:

Açúcar: refrigerantes, sucos de frutas, agave, doces, sorvetes e muitos outros produtos que contenham açúcar adicionado.
Grãos refinados: trigo, arroz, cevada e centeio, bem como pão, cereais e massas.
Gorduras trans: óleos hidrogenados ou parcialmente hidrogenados.
Produtos com baixo teor de gordura: produtos lácteos, cereais ou biscoitos são reduzidos em gordura, mas contêm açúcar adicionado.
Alimentos altamente processados (industrializados): se parece que foi feito em uma fábrica, não o coma.
Legumes ricos em amido: é melhor limitar os vegetais ricos em amido em sua dieta, caso esteja seguindo uma dieta muito baixa em carboidratos.
Você deve ler a lista de ingredientes, mesmo em alimentos rotulados como “alimentos saudáveis”.

Alimentos permitidos
Você deve basear sua dieta em alimentos reais, naturais, comida de verdade e não processados ​​e com baixo teor de carboidratos.

Carne: carne bovina, cordeiro, porco, frango e outros.
Peixe: salmão, truta, atum, e muitos outros.
Ovos: os ovos enriquecidos com ómega 3 ou pastosos são os melhores.
Legumes: espinafre, brócolis, couve-flor, cenoura e muitos outros.
Frutas: maçãs, laranjas, peras, mirtilos, morangos…
Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de girassol, castanha do Pará, castanha de caju, pistache, etc.
Laticínios ricos em gordura: queijo, manteiga, creme de leite, iogurte.
Gorduras e óleos: óleo de coco , manteiga, banha, azeite e óleo de peixe.
Não coma mais que um pedaço de fruta por dia.
Se você precisa perder peso, tenha cuidado com queijo e nozes, pois é fácil comer em excesso.

Se você é saudável, ativo e não precisa perder peso, pode comer mais carboidratos.

Tubérculos: batata, batata doce e alguns outros.
Grãos não refinados: arroz integral, aveia, quinoa e muitos outros.
Legumes: lentilhas, feijão preto, feijão, etc.
Além do mais, você pode ter o seguinte com moderação, se quiser:

Chocolate escuro: escolha marcas com pelo menos 70% de cacau.
Vinho: escolha vinhos secos sem adição de açúcar ou carboidratos.
VEJA TAMBÉM: Lista de alimentos ricos em vitamina E
O chocolate escuro é rico em antioxidantes e pode trazer benefícios à saúde se você o comer com moderação.

Entretanto, esteja ciente de que tanto o chocolate amargo quanto o álcool prejudicam seu progresso se você comer e/ou beber demais.

Bebidas permitidas
Café.
Chá.
Água.
Água com gás.
Exemplo de cardápio de Dieta Low Carb
Este plano alimentar é para uma semana de dieta com baixo carboidrato.

Ele fornece menos de 50 gramas de carboidratos totais por dia. No entanto, se você é saudável e ativo, você pode comer um pouco mais de carboidratos, entre 100 e 150 gramas por dia.

Leia também: E-book 101 Receitas Low Carb loja

Segunda-feira
Café da manhã: Iogurte integral e natural com uma fruta picada e um punhado de amêndoas.
Almoço: Omelete com vegetais, fritos em manteiga ou óleo de coco.
Jantar: Hambúrguer caseiro (só a carne, sem pão), servido com legumes e salada.

Terça-feira
Café da manhã: Ovos mexidos na manteiga.
Almoço: Sobra de hambúrguer e vegetais da noite anterior.
Jantar: Salmão ou outro peixe servido com legumes assados ou grelhados na manteiga.

Leia também: Farinha seca barriga funciona

Quarta-feira
Café da manhã: Ovos e vegetais, fritos em manteiga ou óleo de coco.
Almoço: Salada bem variada com sobrecoxa assada.
Jantar: Bife grelhado com legumes.

Quinta-feira
Café da manhã: Shake de frutas vermelhas batido com leite de coco natural, amêndoas e proteína em pó.
Almoço: Omelete com vegetais, fritos em manteiga ou óleo de coco.
Jantar: Bife grelhado e legumes.

Leia também: Kifina funciona

Sexta-feira
Café da manhã: Ovos com queijo.
Almoço: Salada variada com tiras de frango.
Jantar: Costeleta de porco com legumes.

Sábado
Café da manhã: Iogurte integral e natural com coco fresco ralado e um punhado de nozes.
Almoço: Omelete com legumes e queijo.
Jantar: Almôndegas com legumes.

Domingo
Café da manhã: Smoothie com leite de coco, uma pouco de creme de leite fresco, proteína em pó com sabor de chocolate ou baunilha e frutas vermelhas.
Almoço: Ovos com bacon.
Jantar: Asas de frango grelhado com legumes assados com azeite e sal.

Leia também: Phytophen funciona

Inclua muitos legumes em sua dieta. São baixos em calorias porém são ricos em vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes.

Além disso, muitos são pobres em carboidratos e ricos em fibras, o que os torna ideais para dietas com baixo teor de carboidratos.

Se você está em uma dieta baixa em carboidratos ou não, comer mais vegetais é sempre uma ótima ideia.

Abaixo está uma lista com os melhores legumes de baixo carboidrato para incluir na sua rotina de alimentação saudável.

Pimentão, brócolis, aspargos, cogumelos, abobrinha, espinafre, abacates, couve-flor, vagem, alface, alho, couve, pepino, aipo, tomate, rabanete, cebola, berinjela, repolho, alcachofra.
Existem muitos vegetais saborosos que podem ser incluídos em uma dieta Low Carb.

Além de serem baixos em carboidratos e calorias, eles podem reduzir o risco de várias doenças e melhorar sua saúde e bem-estar.

Novamente, se você é saudável, magro e ativo, você pode adicionar alguns tubérculos como batata e batata doce, mandioca, madioquinha, abóbora, bem como alguns grãos saudáveis ​​como aveia.

VEJA TAMBÉM: Cortar ou evitar carboidratos realmente emagrece?
Petiscos saudáveis ​​e com baixo teor de carboidratos
Com o aumento de gorduras boas e proteína, nos sentimos mais saciados e portanto não há necessidade de comer lanches intermediários.

Mas se mesmo assim você ficar com fome entre as refeições, aqui estão alguns lanches saudáveis, fáceis de preparar e com baixo teor de carboidratos que podem te ajudar:

Um pedaço de fruta.
Iogurte.
Um ou dois ovos cozidos.
Mini cenouras.
Um pedaço de coco fresco.
Um punhado de castanhas.
Um pouco de queijo.
Comer em restaurantes
Na maioria dos restaurantes, é relativamente fácil escolher suas refeições com pouco carboidrato.

Encontre um prato principal à base de carne ou peixe.
Beba água pura em vez de refrigerante açucarado ou suco de frutas.
Escolher legumes ou salada ao invés de pão, batatas ou arroz.
Uma lista simples de compras com baixo teor de carboidratos
Concentrando-se em alimentos naturais, isso tornará sua dieta mil vezes melhor.

Alimentos orgânicos são as melhores escolhas porém são mais caros. Portanto tente escolher a opção menos processada que ainda se encaixa na sua faixa de preço.

Carne (carne de vaca, cordeiro, porco, frango, bacon).
Peixe (peixe gordo como salmão é o melhor).
Ovos.
Manteiga.
Óleo de coco.
Banha.
Azeite.
Queijo.
Creme de leite fresco.
Nata.
Iogurte (integral e sem açúcar).
Frutas vermelhas (frescos ou congelados).
Oleaginosas.
Azeitonas.
Legumes frescos.
Legumes congelados.
Condimentos naturais (sal marinho, pimenta, alho, mostarda, ervas, etc.).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *