Óleo corporal ou creme hidratante?

Óleo corporal ou creme hidratante?

Será que o óleo corporal é a solução para o ressecamento intenso? Confira!

Eu, você, a sereia da novela e a it-girl do Instagram, todas temos preguiça de passar hidratante quando o tempo esfria. Acontece que esse pecadinho pode se virar contra a beleza da sua pele, fazendo com que você sofra com esbranquiçamento, ressecamento, coceira… Essa, acredite, é a terceira maior preocupação das mulheres brasileiras em relação ao corpo! Quer menos aspereza e mais luminosidade? Continue lendo.

VEJA MAIS
Como passar óleo e hidratante corporal
O hidratante perfeito para a sua pele do corpo
Produtos para salvar a pele ressecada

As vantagens de cada um
“O óleo corporal forma uma película protetora sobre a pele que retém a umidade natural, evitando assim o seu ressecamento da mesma”, explica Denise Lage, dermatologista. Dessa forma, a hidratação ocorre de maneira oclusiva!

Já os cremes hidratantes agem principalmente de duas maneiras: com ação emoliente e umectante. “Umectantes são substâncias como óleos ou lipídios, ou seja, diminuem a perda de água. Já os emolientes contêm ativos que de fato atraem água para a pele, tais como ureia, glicerina e propilenoglicol, d-pantenol e ácido hialurônico”, fala a médica.

Leia também: Óleo de Argan é bom

Óleo pode substituir o creme hidratante?
“Não! O óleo só impede a perda de água e, portanto, não hidrata verdadeiramente a pele. O hidratante é imprescindível para tratar o ressecamento da pele”, ensina Denise.

Só o hidratante é capaz de hidratar
“O bom hidratante tem a capacidade de impedir a perda de água, assim como os óleos, mas também tem a propriedade de atingir as camadas mais profundas da pele e conseguir o que chamamos de “hidratação” de verdade”, fala Denise. Vale lembrar que é imprescindível a hidratação de dentro para fora, ou seja, ingerir pelo menos 2 litros de líquido ao dia.

E se der preguiça de hidratar?
Passar o óleo todo dia no banho e o hidratante dia sim, dia não, nesses dias mais frios, pode ser uma alternativa para quem não tem a pele ressecada. “O óleo de banho forma um filme na pele, ou seja, tem um papel oclusivo, evitando assim que a pele perca água. Já o creme hidratante, mesmo que em dias alternados, devolve a hidratação que a pele necessita”, finaliza Denise.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *